FANDOM

Maria-Leque
Phoca thumb l Aves20
Reino Animalia
Família Onychorhynchidae
Classe Aves
Filo Chordata
Ordem Columbiformes
Gênero PendenteCaloenas
Espécie C. nicobarica

Características Editar

A maria-leque(Onychorhynchus swainsoni) é uma ave da ordem dos Passeriformes e da família Onychorhynchidae. Esta espécie é endêmica da Mata Atlântica e tem esse nome devido ao penacho da cabeça, que parece um leque e serve para impressionar as fêmeas e seus rivais. Essa curiosa ave tem várias cores pelo corpo, como laranja, vermelho, preto e branco. Os alimentos que ela mais gosta são insetos e frutas.

Origem do Nome

Seu nome significa: do (grego) onux = unha, garra; e rhunkhos = bico; onychorhynchus = bico em forma de garra; e de swainsoni, swainsonii = homenagem ao artista, naturalista, e coletor de espécies inglês William Swainson (1789 - 1855). ⇒ (Ave) com bico em forma de garra de Swainson.

Alimentação

Com seu bico chato em forma de pinça, captura insetos alados dotados de grandes asas tais como borboletas e libélulas, ou perigosos insetos dotados de ferrões venenosos, como certas mamangavas e vespas.
Marialeque petar thumb-1-
As longas cerdas que cercam a base do bico ampliam sua capacidade de aprisionar grandes insetos. Após capturarem uma presa em pleno ar, retornam ao poleiro de onde partiram, batendo-a de encontro ao galho para se livrarem dos perigosos ferrões ou de suas grandes asas.

Reprodução

Constrói um ninho com o formato de uma bolsa medindo de 0,6 a 2,0 metros de comprimento, sendo é feito com musgos folhas secas e fibras vegetais. Os ninhos são construídos na ponta de galhos finos em bordas de encostas ou sobre córregos dentro da mata.

Conservação Editar

Mesmo sendo considerada uma espécie vulnerável, ainda existe uma alta biodiversidade de marias-leque. São mais de mil espécies de aves, sendo que muitas são endêmicas, ou seja, só existem ali. Só é encontrada na Mata Atlântica e sofre com a fragmentação da floresta. Status na IUCN